sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!!!!!
A todos os funcionários do FUNDESCOLA/GPE/SEDUC, todos os formadores e cursistas do GESTAR I e II, formadores e cursistas do PRALER e do Fortalecimento, a todos os membros dos comitês estratégicos do PDE Escola, a toda a equipe de Prestação de Contas das REN´s e das Escolas, a todos os supervisores da escola Ativa e professores das escolas multisseriadas, a todos os engenheiros/arquitetos, pedagogos, técnicos em informática do LSE, que nos deram a honra de serem companheiros e colaboradores neste ano de 2009, que como nós, acreditaram que com os nossos programas podemos fazer a nossa parte para a melhoria da qualidade da educação de nosso Estado caminhando todos juntos, mesmo diante das dificuldades. Com sabedoria, esperança, fé, união e trabalho, fomos capazes de encontrar uma solução para amenizar os problemas e alcançar o sucesso, unidos nos tornamos fortes para conquistar e realizar nossas metas. Por isso, agradecemos a todos, de forma especial a Gerente de Projetos Especiais, professora Maranei Rohers Penha, ao professor Pascoal de Aguiar Gomes, secretário adjunto de Educação e a professoras Marli Fernandes de Oliveira Cahulla, secretária de Educação do Estado pelo brilhante trabalho em prol da educação em Rondônia e pelo grande apoio dispensado a esta subgerência.
Desejamos a todos um natal cheio de amor, paz, alegria e boas festas. Que o ano vindouro possa trazer, saúde, desenvolvimento, realização de novos planos e projetos.
Feliz natal e prospero ano novo de toda a equipe do FUNDESCOLA!!!
Encontro Nacional da Escola Ativa - Brasília
Aconteceu em Brasília-DF de 05 a 09 de outubro o V módulo de Formação do Programa Escola Ativa. Representando o Estado de Rondônia estávam a subgerente Ana Lucia Pacini, a executora da Escola Ativa Reginalda Cursino, a coordenadora do departamento de ciências sociais Patrícia Vasconcelos e Sr. Nelson da Unir de Ji-Paraná. Em algumas fotos aparecem o André Lazaro, secretário da SECAD MEC e Armênio Bello Schimit diretor da SECAD /MEC e o curso teve como pauta as Organizações da Educação Nacional: Competências e responsabilidades dos Entes federados com a Educação do Campo ( André Lazaro), Conselhos Municipais de Educação ( Secretário MUnicipal de Terezina-PI), Políticas da Educação do Campo: Diretrizes e Programas, Gestão Democrática, Financiamento e gestão Orçamentária da educação do campo, dentre outros.
Foi de grande proveito para a educação de nosso Estado e estamos empolgados para iniciarmos o trabalho com a escola ativa em 2010.
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Capacitação do LSE
Engenheiros, Pedagogos e técnicos em informática das secretarias Municipais e Estadual de Educação foram capacitados no Programa LSE do FUNDESCOLA/GPE/SEDUC.
Com a conclusão do novo formulário e sistema do Levantamento da Situação Escolar-LSE, ocorreu de 30/11/2009 a 05/12/2009, no hotel sol nascente em Ji-Paraná, a capacitação de técnicos do estado e municípios, com a equipe do FNDE/MEC para implantação e implementação do programa. O LSE é um instrumento de coleta de informações sobre a situação das escolas de Ensino Fundamental regular, objetivando o planejamento da educação nos estados e municípios. Identifica as condições físicas dos prédios escolares e a disponibilidade de mobiliário, equipamento e material didático e escolar existente; verifica a situação das escolas frente aos padrões mínimos de funcionamento.
O sistema informatizado do LSE permite montar um banco de dados em que o estado e municípios atualizem os dados levantados anteriormente e emitam relatórios gerenciais que auxiliarão os gestores na tomada de decisão para o alcance dos padrões mínimos de funcionamento e para a melhoria das condições dos prédios escolares. Sendo que o programa é uma exigência do PAR, para recebimento de investimentos federais em infraestrutura.
O público alvo desta capacitação foram 156 técnicos em infraestrutura (engenheiro ou arquiteto), técnico da área pedagógica e da área de informática.
A Capacitação do LSE foi dividida em dois momentos, o primeiro constituído de explicações expositivas e o segundo aula prática antes da equipe ir a campo. Os engenheiros e pedagogos se deslocaram até as escolas, fazendo a observância das condições das mesmas e preenchendo um formulário para levantamento de dados a ser enviado pelo MEC. O objetivo é aperfeiçoar o olhar dos técnicos que realizarão o trabalho de levantamento de dados. Com isto irão identificar a situação das escolas: estruturas físicas, elétrica e hidráulica; localização das escolas e questões pedagógicas (recursos disponíveis e forma de uso).
Após o levantamento de todas estas informações, o sistema informatizado do LSE cadastrará os dados no site do MEC, para que façamos uma avaliação da situação pedagógica e estrutural de cada escola de nosso estado e poderemos buscar maneiras de sanar os problemas que forem detectados. Pois uma educação de qualidade depende de vários fatores como escolas estruturadas física e pedagogicamente.
Na oportunidade gostaríamos de agradecer a Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná e a direção das escolas Municipais Ruth Rocha e Parque dos Pioneiros onde ocorreram a parte prática da capacitação e a direção das escolas Estaduais Marcos Bispo e Antônio Bianco.Agradecer também a grande parceria da representação de ensino de Ji-Paraná, na pessoa da professora Syneide Muller e sua grande equipe, de forma especial a Maria de Fátima da Silva.
Agradecer também a parceria das prefeituras municipais do Estado e Universidade Federal de Rondônia pelo auxílio na realização do evento.
O evento foi ministrado pelos técnicos representantes do FNDE/MEC Marcos Antonio Leite das Virgens e Jailson Monteiro Nogueira que fizeram um brilhante trabalho em nosso Estado e merecem toda a consideração deste FUNDESCOLA/SEDUC.
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
2º Encontro do GESTAR I
Encontrão do FUNDESCOLA 2009
No dia 24 e 25/11/2009, aconteceu em Ji-Paraná, no hotel Maximus o " Encontrão do FUNDESCOLA/GPE/SEDUC. O encontro teve como objetivo socializar e avaliar os programas executados no ano de 2009 pelo FUNDESCOLA , sendo que as informações desta avaliação, subsidiará um relatório para conhecimento das autoridades da educação e será utilizado para o planejamento das ações em 2010. Após as brilhantes apresentações das equipes dos comitês estratégico do PDE ESCOLA, e Formadores do GESTAR I, II e PRALER e da participação especial da executora Regina Cursino que mostrou um pouco do trabalho realizado com a Escola Ativa, foi oferecido um coquetel de encerramento do ano para comemorar o grande trabalho feito por toda a equipe Estadual e dos municípios com todos os projetos. A subgerente Ana Lúcia Pacini, juntamente com sua equipe presenteou algumas figuras de destaque durante o ano, como o professor Ronaldo do GESTAR de matemática do município de Pimenta Bueno, por seu bom humor, a prof. de Língua Portuguesa de Porto Velho, Gisélia, a Patrícia de Jarú, Cláudia de Machadinho, dentre outros e ao final homenageou as equipes com um belo vídeo de fotos dos eventos do ano. Todas as equipes estão de parabéns pelo trabalho brilhante, e esperamos estar juntos novamente em 2010, lutando pelo mesmo objetivo, que é a melhoria na qualidade da educação pública de nosso Estado.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
INFORMATIVO II
ATENÇÃO TURMA!!!
Conforme Informativo abaixo, sobre as datas dos eventos, as mesmas podem sofrer alterações, e realmente sofreram. Todos os eventos, são informados a representação de ensino via ofício antecipadamente e não através do blog.
Estaremos realizando o 2º Encontro do GESTAR I nos dia 16 e 17/11 em Ji-Paraná, O Encontrão do FUNDESCOLA nos dias 24 e 25/11 com 2 membros dos comitês estratégicos do PDE, formadores do GESTAR I e II e do PRALER, e na sequencia estaremos realizando o último encontro do GESTAR II nos dia 26 e 27/11.
Nos dias 30 a 05/12 estaremos fazendo o curso do LSE para engenheiros, pedagogos e técnicos em informática dos municípios e nos dia 07 a 11/12 finalizaremos o encontro do PRALER.
Entretanto todos estes eventos serão informados oficialmente para o representante de ensino com antecedência, e as datas acima não são oficiais.
FIQUEM ALERTAS!!!!
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
1º Workshop de prestação de Contas do FUNDESCOLA/GPE/SEDUC
Além de muitas boas informações e grandes trocas de conhecimento, este evento também reuniu grandes talentos. A Maria da Representação e Guajará Mirim, juntamente com a Patrícia da Ren de Jarú, deram um show com a ginástica Laboral ( personal training do FUNDESCOLA)rsrs. O Sr.º João do Rosário, poeta e já publicou vários livros, nos agraciou com a leitura de uma linda poesia que exaltava nossa natureza. A Cláudia de Machadinho, muito criativa fez poesia de tudo o que aconteceu, e conseguiu tornar um assunto tão enfadonho, como é legislação e prestação de contas em algo prazeiroso e divertido. Todos nós aguardávamos o fim do dia para sabermos o que ela tinha a nos dizer em versos, e cada vez mais ela nos surpreendia. Logo estaremos postando a poesia dela aqui ( assim que ela nos encaminhar).
E a Vera? quietinha o tempo todo, mas ao final do evento se revelou, apresentou uma paródia da música do Jorge e Mateus, aquela assim " Chora, me liga , implora, meu beijo denovo...", lembra? Pois é, segue abaixo a letra para todos :
Gastar recurso, tem que planejar
Não era pra você se empolgar,
Gastar recurso, tem que planejar...
Eu te avisei...
Eu te capacitei...
Se não sabia que era assim
Entrasse em contato
Se informasse, enfim,
Eu expliquei...
E-mails eu mandei
Não é tão difícil assim,
fazer a prestação.
Tem que multiplicar,
Toda a informação...
E na hora de comprar
Se não sabe a saída,
O melhor e licitar...
Não complicar a vida
Refrão (2X)
Explora o recurso, controla
Se não fica doido
Mais sai do sufoco...
Se o prazo não respeitar...
Chora, se mexe, implora...
O pobre do gestor... Dá um suador...
Pro prestador de contas...
É pra acabar
Vera Lucia Lopes Silveira (Vale do Anari).
O Sr. João do Rosário nos presenteou com esta linda poesia:
SAUDADES
Eu tenho muita saudade,
De tudo que Deus criou.
Dos seres pacíficos e amáveis,
Das belezas e o amor.
Das florestas ainda intactas,
Cobertas toda de flores.
Da fauna e a flora da terra,
Viver livres e sem pavor
Os pobres de nossa terra,
Ter casas para morar.
Ter comida pra comer,
E poderem estudar.
Ser tratados como gente,
Nesse imenso meu Brasil.
Não dormir pelas calçadas,
Morrendo de fome e de frio.
Das águas limpas e saudáveis,
Dos rios de todos os países.
Os seres felizes que tinham,
Quando os homens não poluíam.
Florestas tão verdejantes,
Do meu querido Brasil.
O céu azul e brilhante,
Parecia com anil.
Os mares e oceanos,
Lindo de todos os países.
Os seres que lá moravam,
Que os homens não destruíam.
Saudades da inocência,
Dos povos que aqui viviam.
Que juntos contavam histórias,
Eles não se destruíam.
Hoje vejo com tristeza,
Em todos esses paises.
Os seres se matam com armas,
Se drogam pra serem feliz.
Autor: João do Rozario Lima
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Encontro com Secretários e Técnicos Municipais do Programa Escola Ativa
Literatura de Cordel
Autor: Francisco Diniz
Santa Rita-PB, 11 de novembro de 2005 / João Pessoa-PB, 12 de novembro de 2005.
Peço licença aos amigos,
Em cordel vou descrever
Sobre a Escola Ativa,
Um Projeto que a meu ver,
Propõe novo ensinar,
Justifica o aprender.
Chama-se Escola Nova,
Escola Ativa, o Projeto,
Criado lá na Colômbia,
Enxerga o aluno de perto,
Que desde os anos 80
Foi uma idéia que deu certo.
No Brasil esta Escola
Foi implantada com sucesso.
SEIF, MEC, FUNDESCOLA
Visam propor o acesso
Do aluno à educação
Que conduza ao progresso.
É uma metodologia,
Voltada a assistir
Classes multisseriadas,
Que consegue atingir
Da 1ª a 5.ª série
Na zona rural daqui.
Nesta região se sabe
Que há muitas dificuldades
Do aluno ir à escola
Pois tem a necessidade:
Ajudar aos pais no trabalho,
Não importando a idade.
Há também outros problemas:
Professor sem formação;
Dificuldades do acesso
A escolarização,
Pois a estrutura física
Se há é em má condição;
Por isso tem-se um aluno
Com freqüência irregular,
O que causa repetência
E evasão escolar,
Coisas que bem sabemos
São difíceis superar.
Diante dessa realidade
E a enfrentando sem temor,
Surge a Escola Ativa,
Que sem dúvida quer propor
Elevar o rendimento
Dos alunos onde for.
Dar qualidade ao ensino,
Dia-a-dia melhorar
Com uma série de ações
Que podemos mencionar:
O aluno aprende com
O Sistema Modular.
Ele recebe um módulo
E só passa ao outro se
Dominar o anterior
E se por acaso sair
Da escola não precisa
Outro ano repetir.
Mas continua de onde
Parou anteriormente.
Os livros didáticos são
Manuais pra que o discente
Estude em sala ou
De
Os trabalhos são em grupos,
Quem sabe um pouco mais
Ou quem tem facilidade
Logo ensina aos demais
E o professor não é visto
Tal como um capataz.
Ao contrário, tem papel
De um orientador
Que propõe atividades
E ao ser facilitador
Do ensino-aprendizagem
Tem tempo para expor...
Diversas atividades
Para todos estudantes,
E este procedimento
Deixa a todos confiantes,
Mas isso porque o mestre
Teve treinamento antes.
E periodicamente
Realiza reciclagem
Pra adoção da estratégia
Que promove a aprendizagem,
E ao trocar experiência
Dá ao ensino vantagem.
Nas salas da Escola Ativa
Há os lugares chamados
"Cantinhos da Aprendizagem",
Um breve acervo montado:
Livros e materiais
São disponibilizados.
"Cantinhos de Português,
De Estudos Sociais",
"Cantinhos de Matemática,
De Ciências" e são vitrais
Que auxiliam aos alunos
Em pesquisa e tudo mais.
Há avaliação constante,
Há controle do andamento,
Dos módulos das disciplinas,
Que em todo o momento,
É feito através de fichas
Para o acompanhamento...
Do avanço do estudante
À etapas posteriores
E mensalmente acontece
Com técnicos, supervisores,
Os chamados Microcentros,
Apoiando os professores.
Os alunos colaboram
Na escola com a gestão
Pois eles são motivados
A ter participação
Contínua e operante
Visando a transformação.
Assim vê-se o estímulo
Contrário à tirania
Com o colegiado Estudantil
Eleito em democracia,
Todo formado por alunos
Vivendo a cidadania.
O colegiado Estudantil
Ajuda
Feitas
E em toda a entidade,
Da conservação à limpeza
Com objetividade.
Para a comunidade,
A Escola Ativa está
Aberta e aos pais também
Buscando edificar
Melhorias coletivas
Ao pregar o cooperar.
Em cada porta de escola
Há crianças com vontades,
Com diferentes desejos,
Belezas, necessidades,
Com sotaques e caminhos,
Origens, habilidades.
E essa diversidade
Precisa ser respeitada,
Só assim provamos que
A criança é amada,
Requisito pra que ela
Seja de fato educada.
Pensando dessa maneira
O Projeto Escola Ativa,
Cujo slogan: O PASSO EU FAÇO,
Sem medo objetiva
Fazer com que a pessoa
Seja crítica e criativa.
É uma escola que sabe
E procura valorizar
De fato as diferenças;
E incentiva respeitar
O ritmo de cada aluno
Na ação de educar.
Nas terras de Rondônia
A Escola Ativa está
Desde 99
Numa parceria que há
Entre MEC e Município
Onde se faz atuar...
Formando a equipe,
Joana no apoio e supervisão
A executora é a Regina
E na Coordenação
Ana Lúcia Pacini
Dá sua contribuição.
A Escola Ativa visa
Despertar a criticidade,
Compartilhar o saber
E a responsabilidade
Pra que tenhamos um ser
Que lute por dignidade.
Esse é um longo caminho,
Mas quando a nossa escola
Tiver sério investimento
E não viver de esmola
Teremos um povo livre
Que mais ninguém enrola.
FIM
Francisco Diniz
Santa Rita-PB, 11 de novembro de 2005 / João Pessoa-PB, 12 de novembro de 2005.
_________________________________________
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
2º Encontro da Escola Ativa 2009
O encontro foi um grande sucesso graças a competência e amor pelo que faz da executora Regina e de sua colaboradora Joana.
No encerramento a subgerente do programa fundescola, a professora Ana Lucia Pacini, presentou o público presente com uma literatura de cordel que resume toda tragetória do projeto Escola Ativa.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
2º Encontro do PRALER
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Informativos
- PRALER (2º encontro)- 21 A 25 de setembro em Ji-Paraná ( hotel Máximus);
- ESCOLA ATIVA- 30 de setembro em Porto Velho ( Hotel Rondon);
- PAAF (Workshop de Prestação de Contas)- 19 a 23 de outubro em Ji-Paraná( Hotel Maximus)
- GESTAR I- (2º encontro)- 05 a 06 de novembro em Ji-Paraná ( hotel Máximus);
- PRALER (3º encontro)- 09 a 13 de novembro em Ji-Paraná ( hotel Máximus);
- ENTREGA DOS CERTIFICADOS DO GESTAR E FORTALECIMENTO DOS PROF. PVH- 18 de novembro em Porto Velho ( hotel RONDON);
- GESTAR II (3º encontro)- 23 a 27 de novembro em Ji-Paraná ( hotel Máximus);
- LSE-( para prefeituras) 26 a 31 outubro em Porto Velho ( local a definir);
- ENCONTRÃO DO FUNDESCOLA- 01 e 02 de dezembro em Ji-Paraná ( hotel Máximus);
Todos os eventos serão informados aos interessados antecipadamente via ofício e as datas acima informadas poderão sofrer alterações.