Ontem, dia 29/09/09 aconteceu o 2º encontro da Escola Ativa, no hotel Rondon em Porto Velho, com secretários municipais de educação e supervisores municipais da escola ativa. A abertura contou com a presença, sempre especial da Professora Marli Cahula, secretária de Estado da Educação que falou sobre os projetos desenvolvidos na secretaria e da parceria do MEC, estados e municípios em prol de uma educação de qualidade, a professora Ana Lucia Pacini, subgerente do Fundescola deu um breve histórico do programa, que iniciou na Colômbia na década de 80 e foi implantado no Brasil, na região norte, nordeste e centro oeste em 1999. Falou ainda da enorme dívida social que temos com a população do campo no que concerne a educação e que a escola ativa dá o seu primeiro passo para saldar esta dívida, tanto é que o slogan do programa é " O PASSO, EU FAÇO". A professora Josélia, representando a prof.º Maranei Rohers Penha, gerente de Projetos especiais, falou que foi professora de escolas multisseriadas e da importância da universalização do ensino.O encontro teve como objetivo, repassar as informações aos novos secretários sobre as reformulações efetuadas no programa, as adesões de 2010, o material , kits e resolução de bolsas . Contamos ainda com relatos de experiências dos municípios de Ji-Paraná, com a Jordeci Rodrigues, Governador Jorge Teixeira com a Ataíza Lago, Seringueira com Lúcia Basílio e Pimenta Bueno com Ivanilda Colla. Os relatos apresentados deram uma grande contribuição para concientização da importância do projeto escola ativa na educação do campo. No fim da tarde a supervisora pedagógica do município de Nova União, Sr.ª Adeir Aparecida, apresentou um lindo projeto desenvolvido apartir das escolas ativas que se chama " biblioteca Ambulante em quatro rodas", onde um veículo combe, leva o acesso a leitura a populações longínquas daquela região.
O encontro foi um grande sucesso graças a competência e amor pelo que faz da executora Regina e de sua colaboradora Joana.
No encerramento a subgerente do programa fundescola, a professora Ana Lucia Pacini, presentou o público presente com uma literatura de cordel que resume toda tragetória do projeto Escola Ativa.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário