quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Capacitação do LSE











Engenheiros, Pedagogos e técnicos em informática das secretarias Municipais e Estadual de Educação foram capacitados no Programa LSE do FUNDESCOLA/GPE/SEDUC.

Com a conclusão do novo formulário e sistema do Levantamento da Situação Escolar-LSE, ocorreu de 30/11/2009 a 05/12/2009, no hotel sol nascente em Ji-Paraná, a capacitação de técnicos do estado e municípios, com a equipe do FNDE/MEC para implantação e implementação do programa. O LSE é um instrumento de coleta de informações sobre a situação das escolas de Ensino Fundamental regular, objetivando o planejamento da educação nos estados e municípios. Identifica as condições físicas dos prédios escolares e a disponibilidade de mobiliário, equipamento e material didático e escolar existente; verifica a situação das escolas frente aos padrões mínimos de funcionamento.
O sistema informatizado do LSE permite montar um banco de dados em que o estado e municípios atualizem os dados levantados anteriormente e emitam relatórios gerenciais que auxiliarão os gestores na tomada de decisão para o alcance dos padrões mínimos de funcionamento e para a melhoria das condições dos prédios escolares. Sendo que o programa é uma exigência do PAR, para recebimento de investimentos federais em infraestrutura.

O público alvo desta capacitação foram 156 técnicos em infraestrutura (engenheiro ou arquiteto), técnico da área pedagógica e da área de informática.
A Capacitação do LSE foi dividida em dois momentos, o primeiro constituído de explicações expositivas e o segundo aula prática antes da equipe ir a campo. Os engenheiros e pedagogos se deslocaram até as escolas, fazendo a observância das condições das mesmas e preenchendo um formulário para levantamento de dados a ser enviado pelo MEC. O objetivo é aperfeiçoar o olhar dos técnicos que realizarão o trabalho de levantamento de dados. Com isto irão identificar a situação das escolas: estruturas físicas, elétrica e hidráulica; localização das escolas e questões pedagógicas (recursos disponíveis e forma de uso).
Após o levantamento de todas estas informações, o sistema informatizado do LSE cadastrará os dados no site do MEC, para que façamos uma avaliação da situação pedagógica e estrutural de cada escola de nosso estado e poderemos buscar maneiras de sanar os problemas que forem detectados. Pois uma educação de qualidade depende de vários fatores como escolas estruturadas física e pedagogicamente.

Na oportunidade gostaríamos de agradecer a Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná e a direção das escolas Municipais Ruth Rocha e Parque dos Pioneiros onde ocorreram a parte prática da capacitação e a direção das escolas Estaduais Marcos Bispo e Antônio Bianco.Agradecer também a grande parceria da representação de ensino de Ji-Paraná, na pessoa da professora Syneide Muller e sua grande equipe, de forma especial a Maria de Fátima da Silva.
Agradecer também a parceria das prefeituras municipais do Estado e Universidade Federal de Rondônia pelo auxílio na realização do evento.
O evento foi ministrado pelos técnicos representantes do FNDE/MEC Marcos Antonio Leite das Virgens e Jailson Monteiro Nogueira que fizeram um brilhante trabalho em nosso Estado e merecem toda a consideração deste FUNDESCOLA/SEDUC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário