domingo, 29 de agosto de 2010

1º encontro formadores Praler

O ENCONTRO DE SOCIALIZAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA PRALER-PROGRAMA DE APOIO A LEITURA E ESCRITA, ACONTECEU NOS DIAS 10 E 11 DE AGOSTO DE 2010, NO AUDITÓRIO DO HOTEL RONDON. ESTAVAM PRESENTE 38 PARTICIPANTES, PROFESSORES FORMADORES, REPRESENTANDO OS 52 MUNICÍPIOS DO ESTADO DE RONDÔNIA.ABAIXO APENAS UMA MOSTRA DO QUE FOI O ENCONTRO.

PARÓDIA-MÚSICA DA XUXA

LEITURA E ESCRITA NO PRALER

MÚSICA: BOM, XI, BOM, BOM, BOM, BOM

Analisando a leitura e a escrita
Devemos aprender formas diversificadas
Onde a leitura é comunicação
E a escrita é verdadeira interação.
Na verdade todos devem conhecer
Que leitura e escrita, são os frutos do saber.

BOM, XI, BOM, BOM, BOM, BOM (4X)

O Brasil quer educar seus filhos
Tornando cidadãos com muita dignidade.
Devem ensinar a linguagem verdadeira,
Respeitando a linguagem costumeira.
Na real, todos devem conhecer
Que o texto é o fruto do saber.

BOM, XI, BOM, BOM, BOM, BOM (4X)

A LEITURA E A ESCRITA
São nossos companheiros, na educação
Quem quiser ser um bom educador
É preciso do PRALER, participar.
Na real, todos devem conhecer
Que o PRALER é um curso pra valer!

BOM, XI, BOM, BOM, BOM, BOM (4X)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
MENSAGEM-CONTRIBUIÇÃO DA FORMADORA ANA/JARU
Seja o professor que você sonhou ter.
Ensine sempre educando.
Em trabalhos escritos parabenize, pessoalmente corrija.
Desafie o aluno, permita que ele erre para aprender.
Repita quantas vezes for solicitado.
Procure sempre autoavaliar-se.
Encontre motivos para elogiar pelo menos cinco alunos por dia.
Seja pontual e cobre pontualidade.
Ensine sempre aprendendo.
Confie no seu aluno.
Atualize-se sempre.
Discuta a idéia do outro, não com o outro.
Planeje suas aulas, seus alunos merecem.
Escreva poemas.
Não dê tudo pronto, permita que seu aluno descubra.
Tenha voz firme e aos gestos leves.
Reparta, com o colega, seu saber e seu material.
Acredite: A maioria de seus alunos é movida por afeto.
Esteja sempre pronto para mudar a si mesmo.
Faça planos de curso e planos de aula.
Escreva bilhetes cumprimentando, parabenizando, agradecendo.
Qualquer que seja a matéria que você leciona, leia poemas para seus alunos.
Demonstre entusiasmo para refazer e para experimentar.
No encontro com os pais de seus alunos, ponha-se primeiro no lugar deles.
Seja um ótimo ouvinte.

Acredite no PRALER como um suporte para melhorar sua prática educativa e no seu aluno como PESSOA que tem um grande potencial e que precisa de sua mediação para descobri-lo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário