segunda-feira, 12 de julho de 2010

1º Encontro Pedagógico da Escola Ativa 2010



Na manhã desta terça-feira (29), às 9:00 horas no auditório do Hotel Rondon Palace teve inicio a solenidade de abertura do I Encontro Pedagógico do Programa Escola Ativa. Um programa do Ministério da Educação através do FNDE em parceria com o Governo do Estado de Rondônia, municípios e da Universidade Federal de Rondônia. Representando a Secretaria de Estado da Educação esteve presente a secretária de Educação do Estado a professora Irany Freire Bento que compôs a mesa de honra do encontro.

A secretária de Educação do Estado, Irany Freire, falou sobre a importância dessa parceria com o MEC, enfatizando que, o programa é sempre uma inovação e como conhecedora do assunto, ela acredita que toda a metodologia é cativante, pois a mesma pode vivenciar a escola multisseriada por muitos anos. “Na Escola Ativa há saberes diferentes, por isso os educadores tem que entender bastante para que possam entender as crianças como um todo, para que o aluno não pare e nem retroceda e acima de tudo a diversidade tem que ser valorizada e respeitada, isso foi algo muito importante na minha vida, uma experiência muito grande e quem trabalha na escola ativa no campo tem que ter paixão por aquilo que faz”, disse Irany.

O Programa Escola Ativa é voltado para as classes Multisseriadas que combinam uma série de elementos e instrutores de caráter pedagógico, social e de Gestão da Escola. “Esse programa foi idealizado no ano de 1999 era um programa de financiamento internacional e com o término desse acordo o mesmo passou a ser do MEC em parceria as universidades, governo municipal e estadual, tendo como foco principal a metodologia para as escolas miltiseriadas”, esclarece a Gerente de Programas Estratégicos da Seduc, Ana Lúcia da Silva Silvino Pacini.
evento contou com a participação de professores, supervisores e demais representantes do interior do estado, destinado a formar multiplicadores que trabalham com os professores. “Esse programa visa melhorar a qualidade educacional das classes multiseriadas compondo os elementos com caráter pedagógico social”, disse Viviane Moreira, Técnica da Coordenadoria Geral de Educação do Campo.

As escolas do campo que possuem classes multisseriadas nas séries iniciais que queiram aderir ao programa, devem oferecer condições mínimas de funcionamento e ter uma equipe técnica para acompanhar a implantação e implementação do Programa Ativa. O I Encontro Pedagógico do Programa Escola Ativa contou com a participação de professores e supervisores do interior do Estado e terá continuidade no período da tarde, com as palestras e a apresentação da Equipe gestora da Universidade Federal de Rondônia-(UNIR), contando ainda com o relato de experiências: Minitoramento nas Escolas Multisseriadas do Programa Escola Ativa pela equipe Gestora da Seduc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário